segunda-feira, 11 de abril de 2011

INÍCIO DA TEMPORADA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CEDOC

Em um clima amistoso e de troca de experiências se inicia a temporada de estágios supervisionados de 2011 no Arquivo da Universidade de Brasília, mais conhecido como CEDOC/UnB.


O CEDOC recebeu neste início de semestre os estudantes interessados em cursar o Estágio Supervisionado 1 e 2. Assim sendo, na primeira reunião de equipe ocorrida na sexta-feira (01/04) tivemos a apresentação dos novos membros, dentre estes, alguns recém-iniciados nas atividades arquivísticas. Além da explicação das formalidades acerca do cumprimento de horários, preenchimento de folhas de ponto, de relatórios de atividades, etc., a Diretora do CEDOC – Tânia Moura – recomendou aos novos estagiários referências para leituras que ajudarão a subsidiar as atividades propostas.
Foi apresentado aos estagiários um ambiente na rede onde será disponibilizada uma pasta para cada um, que deverá ser preenchida com as atividades diárias executadas, afim de facilitar a elaboração do relatório final.
Uma das observações mais importantes que se pode fazer da reunião é a troca de experiências que ocorreu entre os novatos e os outros colaboradores: houve um momento em que os primeiros revelaram suas expectativas e opiniões acerca das atividades que estão desenvolvendo ou desenvolverão.
Para que o início das atividades também ocorresse de maneira mais esclarecida, Domingos Costa (Arquivista, recém nomeado pela UnB) fez uma breve explicação sobre a diferença entre atividades-meio e fim. Enfatizou também a necessidade de se conhecer a instituição para se fazer uma classificação segura dos documentos, principalmente no caso de massas documentais acumuladas. Foi apresentado ainda o Plano de Classificação de Documentos de Arquivo das Instituições Federais de Ensino Superior, que será utilizado na documentação da aréa-fim e a Resolução n. 14 de 2001 do CONARQ, que será usada na classificação das atividades-meio.
Por fim, foi passado aos novos estagiários em quais projetos de tratamento documental cada um trabalhará, sendo apresentados de cada um destes projetos, os seus respectivos responsáveis e os problemas já identificados no diagnóstico realizado pela equipe de Arquivistas  do CEDOC.
Deste modo, a expectativa sobre o desenvolvimento das atividades que os estagiários desempenharão para a conclusão do Estágio Supervisionado é muito boa e já estima-se que o conhecimento não será transmitido linearmente, mas mutuamente, sendo que para isso, Tânia enfatizou a necessidade de haver o comprometimento e dedicação de todos. (texto de Pedro Davi Carvalho)

Estiveram presentes nesta reunião: Artur, Camila, Fernando Chaves, Fernando Gabriel, Flávia, Glaucia, Heloisa, Henrique, José Mauro, Lais, Lidiane, Lucas Gabriel,Lucas Miranda, Luis Fernando, Luiza, Rafael Rosa, Raíza, Sueli eTael.

Saudações Arquiver@as!

8 comentários:

  1. O CEDOC é realmente um centro de excelência na formação de arquivistas profissionais. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  2. Aos colegas de estágio supervisionado: - Não abandonei o estágio!! Tive que mudar o horário =)

    ResponderExcluir
  3. O CEDOC, como o amigo André Luiz comentou, é um centro de excelência no que tange a formação de arquivistas profissionais. E o início dessa jornada acontece pela experiência obtida em estágio.

    Nesse âmbito, o CEDOC tem a capacidade de ajudar os alunos a entenderem as políticas arquivísticas pelo trabalho da direção e dos supervisores, sempre guiando e criando discussões sobre normas, leis e o plano de classificação - instrumento indispensável na área arquivística, mas que hora ou outra cria equívocos por deixar de fora certas classes com as quais podemos vir a nos deparar.
    Os profissionais envolvidos no aprendizado dos alunos sempre se preocupam no que concerne a ética profissional do meio, criando um ambiente maduro e confortável para a atuação dos colegas, sendo que todos os estagiários entram num clima amistoso e até criam círculos de amigos que se estendem no ambiente externo.

    Em suma, o CEDOC consegue reunir experiência profissional, conhecimento, ética e amizade no que se torna um espaço mais que agradável para a atuação dos alunos, que se sentem confortáveis a tirar dúvidas e procurar a superação nos projetos aos quais são encaminhados. Pessoalmente, considero um ótimo lugar para as matérias de estágio supervisionado e, com certeza, um dos melhores lugares para estágio remunerado não obrigatório.

    ResponderExcluir
  4. Venho ratificar o que os colegas comentaram. O CEDOC é uma instituição que abrange um grande mix de profissionais, com diferentes níveis de experiência, e que contribuem de forma significativa na formação dos que iniciam, e dos que tão logo iniciaram a carreira na área da arquivística.
    A experiência que tenho vivenciado nesta instituição, tem sido de grande valia, pois adquiri conhecimentos que serão importantes para o meu crescimento profissional, e consequentemente para minha vida profissional.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O CEDOC oferece uma oportunidade sem igual dentro da Universidade de Brasília. Antes do estágio, a arquivística é vista apenas em sua teoria dentro da sala de aula. Através da experiência profissional oferecida pelo CEDOC, os futuros arquivistas têm contato com todas as angústias e questionamentos do cotidiano de quem trabalha com documentação.
    Um fator positivo muito importante que merece destaque é o trabalho em equipe. Por meio da troca de experiências profissionais entre os funcionários efetivos do CEDOC e os estagiários ocorre um engrandecimento do conhecimento arquivísticos de todos.

    ResponderExcluir
  7. Carol...vem aí o próximo post, acredite!

    ResponderExcluir
  8. Não é correto usurpar fotografias alheias sem mencionar os devidos créditos e link. Favor corrigir ou retirar do ar.

    ResponderExcluir