terça-feira, 7 de junho de 2011

O papel do arquivista


(Por Fernando Gabriel - aluno de Estágio Supervisionado I)

O arquivista nos dias de hoje exerce um novo papel dentro da chamada sociedade da informação. Ele deixou de ser o profissional preso unicamente ao passado. O próprio arquivo não é mais somente visto como “armazéns da história e o arsenal da administração”. (Duchein, 2006, p.2).
Esse conceito de arquivo apresentado por Duchein não é suficiente para o mundo atual. Hoje o volume de informações produzidas e intercambiadas é muito grande. A necessidade de informação é enorme e o profissional dos arquivos precisa atender a essas novas e constantes demandas.
O arquivista deve buscar sempre se atualizar dentro das mais novas tecnologias. As informações em seus suportes surgem muito depressa. É cada vez mais urgente que os profissionais que lidam com essas informações sejam capazes, através do conhecimento das modernas ferramentas tecnológicas, de guarda-las com eficiência e disponibilizá-las de forma rápida.
Lidar com novos suportes de informação e com as novas ferramentas que surgem com eles é o diferencial do arquivista moderno. Para Belloto (2003, p.1): “Os novos suportes documentais, com os quais terá de lidar, exigem conhecimento, competência, métodos e meios de produção, utilização e conservação física especiais”.
O papel do arquivista deve ser o de assegurar a informação do futuro, utilizando para isso as técnicas do presente. Sem jamais se distanciar dos princípios básicos surgidos no passado e que hoje formam a arquivística.

Bibliografia

BELLOTO, Heloísa Liberalli. O arquivista na sociedade contemporânea. Universidade de São Paulo, São Paulo. 2003. Disponível em: . Acesso em: 31 de maio de 2011.
DUCHEIN, Machel. O papel da arquivologia na sociedade de hoje. In:_______Informativo da Associação dos Arquivistas Brasileiros. 2006. Disponível em: <www.aab.org.br/download/boletimjanjun06.pdf>.  Acesso em: 31 de maio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário