sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Diagnóstico


Metodologia de Diagnóstico – Capítulo 4 do livro A Nova Arquivística na Modernização Administrativa de Luís Carlos Lopes

O que é o diagnóstico? Após discutir sobre o assunto foi chegado à seguinte resposta: estudo e análise prévia de um setor ou instituição com a finalidade de se colher informações para se realizar um projeto arquivístico. É importante considerar em um diagnóstico elementos cruciais para o desenvolvimento do trabalho como espaço físico, o acondicionamento, metragem linear da documentação, formação das pessoas envolvidas nas atividades, critério de arquivamento utilizado no setor ou instituição diagnosticada, entre outros.
Segundo LOPES, existem duas abordagens de diagnóstico, a maximalista e minimalista que nosso entendimento são diferenciadas como: Maximalista - diagnóstico feito a partir de uma visão geral e da instituição. Minimalista - diagnóstico feito a partir de uma visão mais específica da instituição/ setores de trabalho.
No decorrer de alguns relatos de experiências ocorridos nos arquivos setoriais da UnB, foram diagnosticados alguns problemas: resistência a mudanças, falta de motivação, negligência com os documentos, necessidade de treinamento na área de arquivologia falta de conhecimento na Arquivística e o real valor dos documentos. Resultado da cultura organizacional vigente, impactando na preservação da informação arquivística, e consequentemente na recuperação dessa informação.
Outra questão abordada foi a postura do “profissional da informação arquivística” que deve ter uma postura de gestor e não somente como técnico.

Texto escrito por: Leonardo, Henrique,Ananda e Tânia.

Participantes: Ana Carolina, Ananda, Caroline, Humberto, Keity, Laiane, Leonardo, Liliany, Marcone, Rafael, Rogério, Tânia, Henrique, André, Paulo, Emiliane, Ingrid, e Luiz Fernando.