terça-feira, 9 de agosto de 2011

ENEARQ 2011


Por Fabrício Carpaneda

O XV ENEARQ, ocorrido de 18 a 23 de Julho em João Pessoa, reuniu estudantes de arquivologia de diversos estados, profissionais e estudiosos da área, além de palestrantes nacionais e internacionais. O evento contou com a presença de profissionais renomados como Antônio Malheiro da Silva e Antônia Heredia Moreira, dentre outros. Após aceito o convite dos organizadores do evento, a diretora do CEDOC Tânia Moura também proferiu palestra a respeito dos arquivistas no contexto das Universidades. A palestra teve como referência o Texto de DELMAS "Arquivos para quê?".
Como o foco do evento era o debate sobre a profissão, foram apontados aspectos interessantes à esse respeito, os quais abarcaram desde a origem do trabalho (que se confunde com o trabalho dos escribas), suas conexões míticas (com a ligação com a figura mítica do Deus Jano que possui uma face voltada ao passado e outra ao futuro) e também questões relativas ao futuro da profissão.
Foi disponibilizado um panorama amplo sobre as atividades do CEDOC, bem como seu quadro de profissionais, sua estrutura física e funcional. Além disso, os projetos em andamento e as orientações de Estágios I e II serviram para troca de informações e ampliação dos contatos da instituição.