sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sessão Cinema

Assista aqui o trailer!
A Coordenação de Arquivo do CEDOC/UnB convida para a próxima reunião do grupo Arquiveros que terá a exibição do filme 'Brazil'.

A sessão cinema será na sexta-feira, dia 06 de agosto de 2010, no auditório da  Faculdade de Ciência da Informação - FCI, às 14:30.

Ficha Técnica:
Título original:Brazil
Gênero:Ficção Científica
Duração:02 hs 11 min
Ano de lançamento:1985
Direção: Terry Gilliam

Sinopse:
Sam Lowry (Jonathan Pryce) vive num Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Neste Estado, que lida com o terrorismo, todos são governados por fichas e cartões de crédito e ainda precisam pagar por tudo, até mesmo a permanência na prisão. Neste mundo opressivo Sam acaba se apaixonando por Jill (Kim Greist), uma terrorista.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/brazil/

Uma abordagem sistêmica aplicada à arquivística

    Hoje discutimos o texto “Uma abordagem sistêmica aplicada à arquivística”, de Welder A. Silva, Suzana Marinho e Patrícia K. de Souza, disponível em www.arquivística.net. O texto relaciona as cinco disciplinas propostas por Peter Senge para a organização sistêmica com a arquivística. Essas cinco disciplinas são: objetivo comum; modelos mentais; aprendizado em grupo; domínio pessoal; e raciocínio sistêmico. Os autores enfatizam a importância da quinta disciplina, “raciocínio sistêmico”, dentro do trabalho arquivístico, pois essa disciplina só existe com a aplicação das outras quatro.

    Os autores consideram visão sistêmica como a capacidade de observar o sistema como um todo, objetivando a melhoria na tomada de decisões e a resolução de problema.

    O raciocínio sistêmico deve ser aplicado a modelos arquivísticos para que os arquivistas possam monitorar os ambientes internos e externos dos arquivos e das organizações, dessa forma o trabalho deve incentivar a criatividade e a flexibilidade reconhecendo os fluxos formais e informais da informação necessários à tomada de decisões.

    Concluímos que a área arquivística precisa de profissionais que interajam entre si e arquivos que possuam interfaces com outras áreas do conhecimento, pois o todo deve ser maior que a soma das partes.


SILVA, W. A., MARINHO, S., SANTOS, P. K. Uma abordagem sistêmica aplicada à arquivística. Rio de Janeiro: Arquivística.net, v.3, n.1, p. 54-71 jan./jun. 2007.

Participantes: Camila Ventura, Erika Leite, Fernando Silva, Tânia Pereira, Caroline Durce, Carolina Amorim, Pedro Carvalho, André Araujo, Paulo Nascimento, Artur Litran, Henrique Distretti.