sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Análise do texto Gestão Organizacional direcionada ao CEDOC

A leitura do texto nos levou a refletir sobre a importância dos conceitos de missão, visão, objetivos e valores para uma instituição. A partir daí tentamos delimitá-los dentro do campo de atuação do CEDOC da UnB.

Entendemos que a vocação deste centro é atuar como o arquivo central da Universidade. Neste aspecto definimos para o CEDOC:

MISSÃO: atuar na gestão da informação orgânica e assessorar a comunidade universitária no tratamento documental. Gerir com qualidade a guarda, o acesso, a pesquisa e a preservação dos documentos. Além de garantir aperfeiçoamento e prática dos profissionais e estudantes envolvidos.

VISÃO: Ser referência no desenvolvimento e implementação de políticas de gestão de documentos.

OBJETIVO GERAL: Elaborar e difundir as políticas de gestão de documentos dentro da Universidade de Brasília.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Trabalhar em conjunto com FCI no desenvolvimento e formação do profissional da informação.
• Padronizar procedimentos administrativos de produção de documentos.
• Abrir espaço para o debate acadêmico.
• Difundir o acervo.

VALORES:

• Respeito à comunidade acadêmica.
• Responsabilidade sócio-ambiental na produção e eliminação de documentos.
• Respeito ao patrimônio histórico e cultural.
• Fomento a novas ideias.
• Profissionalismo.


Lembrando que a atuação do CEDOC deve ocorrer de modo integrado aos arquivos setoriais.

2 comentários:

  1. Huumm...

    Há um longo caminho a percorrer, haja vista quase nada daquilo que está na teoria é feito na prática. Contudo, o projeto é muito bom.

    O primeiro passo é implementar a política arquivista institucional da Universidade. Para tanto, faz-se necessário obter apoio da admnistração superior. Sem isto, será muito mais difícil - sendo otimista.

    Santos (2005) aponta que implementar uma política arquivística institucional implica mudar rotinas burocráticas ultrapassadas; aqui jaz o foco das principais resistências como:

    - Facilidade de arquivamento por espécies documentais (ofício, memorando), tecnologias (fax, "e-mail), entre outros;
    - Visão que privilegia o arquivamento em detrimento da recuperação da informação;
    - Desconfiança de que a arquivo central possa ter competência para atender todas as demais unidades administratvias, fato que implica em reter documentos ou tirar cópias;
    - Resistências às mudanças;
    - Outros.

    Mudar esse pensamento é imprescindível para começar a pensar em gestão eficiente. Este será um processo àrduo, cansativo, desgastante..., mas possível.

    Uma palavria bastante conhecida de todos pode ajudar na questão: MARKETING. Tornar o arquivo conhecido de todos é fundamental.

    De resto, desejo um bom trahbalho, sorte e, sobretudo, paciência.

    Luis Pereira.

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