quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Segurança da Informação


Um erro operacional resultou no vazamento de informações pessoais de 12 milhões de inscritos nas três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dados como nome, RG, CPF, data de nascimento e nome da mãe de cada candidato foram disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) até o final da tarde desta terça-feira.

Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, as informações eram de uso interno do Inep e não deveriam estar disponíveis em links abertos. A divulgação do conteúdo, que já foi indisponibilizado pelo Ministério da Educação, contraria o edital do Enem.

Em nota, o Inep diz que "tão logo informado que o endereço em área reservada havia se tornado público, o fechou o endereço específico". O órgao explicou ainda que os dados dos inscritos eram colocados numa área reservada do site, e liberados apenas para às instituições de ensino Superior que os solicitassem. A direção do Inep irá apurar as causas do ocorrido.
Com informações do Zero Hora

Correio Braziliense
Publicação: 04/08/2010 09:19 Atualização: 04/08/2010 09:38

MORAL DA HISTÓRIA:
“Se você acredita que a tecnologia pode resolver seus problemas de segurança, então você não conhece os problemas e nem a tecnologia”. Bruce Schneier-Criptógrafo, moderador do Crypto-Gram Newlester

4 comentários:

  1. Muitas pessoas acreditam que a solução é a eliminação do papel, falam de informação nas nuvens e servidores com muitos TeraBytes. Se o humano é falho, imagina um sistema desenvolvido por humanos. Antes de se investir milhões em tecnologias, deve-se investir na capacitação de profissionais, pois o fator humano é essencial.

    ResponderExcluir
  2. É incrivel a confiança que as pessoas depositam na tecnologia. Esclareço que não sou contra, mas os problemas estão aí para nos desafiarem.

    ResponderExcluir
  3. Os sistemas servem para auxiliar a mão-de-obra e não substitui-la. A informática, assim como qualquer outra área do conhecimento, tem que trabalhar integrada a fim de fortificar as estratégias organizacionais.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado como as pessoas fazem cópias e cópias por não confiarem nos serviços de arquivo, mas quando se trata de um sistema informatizado, postam a vida sem o menor pudor, o presente caso não trata diretamente disso, mas aproveitando o gancho do assunto não adianta só criticar o vazamento de informações por um órgão público se as próprias pessoas não tem se precupado e colocar informações pessoais indiscriminadamente em blogs, facebooks, orkut e demais sites de relacionamento se sujeitando a golpistas e crimes eletrônicos.

    ResponderExcluir