segunda-feira, 12 de março de 2012

CAPES aprova criação do Mestrado em Arquivologia na UNIRIO




A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) se reuniu, nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2012, em Brasília para apreciar a proposta de criação do primeiro Mestrado em Arquivologia no Brasil.

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em sua 133ª Reunião, analisou e recomendou a criação do curso Gestão de Documentos e Arquivos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) que será a primeira do Brasil, e a única da América Latina, em língua portuguesa, a oferecer o curso em nível de mestrado.

O edital para a primeira turma, com oferta de 20 vagas, deve ser lançado até o mês de junho de 2012.Os resultados da apreciação de propostas de cursos novos foram divulgados pela Capes no dia 6 de março.


ATUALIZAÇÃO EM 17/04/2012

Foi divulgado hoje o edital para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ). Serão oferecidas até 20 vagas para o segundo semestre de 2012, nas linhas de pesquisa “Arquivos, Arquivologia e Sociedade”, e “Gestão de Arquivos na Arquivologia Contemporânea”.

As inscrições serão abertas nesta terça-feira, 17 de abril, e os interessados têm até o dia 18 de maio para se inscrever no Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH – Av. Pasteur, 458, Urca), das 9h às 12h e de 16h às 19h30. Também serão aceitas inscrições pelo Correio, via SEDEX, em envelope contendo a documentação exigida no edital e que deverá ser encaminhada para o Protocolo do CCH, no seguinte endereço: Av. Pasteur, 458 – Urca, CEP 22290-240 – Rio de Janeiro – RJ, com carimbo de postagem até o último dia de inscrição.
O processo seletivo será composto por quatro etapas: análise de documentos e três fases de realização de provas, divididas em Prova Escrita de Conhecimentos Específicos, Prova Oral e Prova escrita de compreensão de texto em língua estrangeira.
O Edital está disponível em http://www2.unirio.br/unirio/cchs/ppggda

Agradeço antecipadamente a todos que puderem colaborar na divulgação.

José Maria Jardim
Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos


4 comentários:

  1. Uma excelente notícia! Espero que a proposta seja efetivada e que o curso seja realmente bom. Uma iniciativa que pode render bons frutos tanto para a pesquisa, quanto para o fortalecimento da arquivologia dentro e fora do Brasil! o//

    ResponderExcluir
  2. Aguardamos anciosamente esse Mestrado!!!

    Ps. obrigada pelos créditos.

    ResponderExcluir
  3. Edital lançado \o/ !

    Que essa iniciativa fortaleça a Arquivística no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei com tanta vontade de fazer esse mestrado. Dei uma olhada nas disciplinas e fiquei com um inveja boa de quem mora no Rio ou de quem pode ir morar lá pra fazer.

      Excluir